quarta-feira, 11 de maio de 2011

Desenvolvimento de equipe em gestão garante democracia na escola.


            A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforçam a importância da gestão democrática nas escolas. Além dessa “recomendação oficial”, existe hoje um desejo expresso nas comunidades brasileiras em particular da vida e atividades das escolas em seu entorno.
            Mas, para existir gestão democrática é preciso, antes de mais nada, que o gestor de cada escola, exercendo de forma plena seu papel de líder, promova o desenvolvimento de equipe como parte fundamental de seu trabalho.
            Sabe-se que a efetiva realização do Projeto Político-Pedagógico das escolas ocorre e se evidencia, por meio de ações e atividades que levam à melhoria contínua da qualidade na Educação, apenas a partir de um trabalho compartilhado, em equipe, com participação de todos os membros da comunidade escolar, interna e externa.
            Esse “espírito de equipe”, desejável sob todos os pontos de vista em um processo bem-sucedido de gestão, é que vai funcionar como elemento superador das naturais disputas entre os diversos segmentos envolvidos em qualquer projeto; quando há espírito de equipe as contradições permanecem, mas são trabalhadas como energia positiva, como sinergia, para promover mudanças e transformações, dinamizando e renovando o ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário