quarta-feira, 11 de maio de 2011

Gestão compartilhada exige liderança preparada


             A construção, manutenção e bom funcionamento das relações entre escola, família e comunidade requer, antes de mais nada, uma liderança escolar forte e democrática.
            É o compartilhamento da gestão na escola, distribuída entre todos os segmentos envolvidos, que vai caracterizar uma gestão intensamente significativa, capaz de “olhar” e atender às necessidades dos alunos no processo de aprendizagem mais amplo: aquele que além de construir conhecimentos também prepara para a vida pessoal e profissional e para o exercício da ética e da cidadania.
            O gestor líder é aquele que volta suas ações para os bons resultados da educação e esse objetivo é buscado pela divisão de tarefas e integração de idéias e ações, de forma a se solidificar um grande compromisso com as famílias e comunidade envolvidas. O compartilhamento de um propósito comum entre escola, família e comunidade em torno da educação de qualidade para as crianças e adolescentes nasce a partir da liderança e pode, inicialmente, se manifestar por meio de pequenos projetos e ações que, aos poucos, vão desaguar em uma gestão conjunta e parceira, capaz de realizar sonhos e planos que, em um primeiro momento, pareciam impossíveis ou muito distantes.
            Saber chamar e envolver a família e a comunidade, respeitando suas opiniões, discutindo democraticamente suas idéias e aspirações e promovendo a realização de um trabalho integrado são requisitos indispensáveis ao exercício da liderança compartilhada e competente em gestão escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário